Entrevista Com Treinador De Goleiros Seleção Mexicana
- Bardi Valdir

- 14 de abr.
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de jul.
O futebol dentre tantas oportunidades nos oferece a oportunidade de conhecer muitas pessoas, que viram nossos colegas e até amigos, em tempo de Tailândia, puder jogar muito contra o treinador de goleiros Joseba Ituarte, de escola famosa de goleiros na Europa, espanhol que também foi goleiro capacitou seus goleiros tailandeses por algumas temporadas. De regresso ao seu país, o treinador no Legañes trabalhou com Lunin atualmente goleiro suplente no Real Madrid e novamente voltou ao continente Asiático, da China, Joseba teve a oportunidade de migrar para seleção mexicana, onde recentemente se consagrou campeão.
Aproveitamos a oportunidade para conversar um pouco com o treinador, entender seu contexto a escola de goleiros mexicana e parabenizá-lo pelo título recente em entrevista cedida exclusivamente ao Voa Goleiro:

Joseba, você treinou goleiros em continentes como Ásia, Europa e agora América Central. Que diferenças você nota entre os goleiros?
O mundo dos goleiros se tornou muito globalizado. Os padrões somáticos que são
são semelhantes em todos os continentes. Talvez você tenha uma riqueza tática e
melhor tomada de decisões na Europa.
O México está atualmente passando por uma reestruturação de suas posições de goleiros. Quem são os novos nomes e quais são suas qualidades?
Temos uma nova geração de goleiros como Malagon, Moreno, Padilla, Rangel e Sanchez Jurado, jovens e promissores, já dominando situações de tomada de decisão ofensiva e goleiros proativos e com boa técnica.
O México, com seu famoso goleiro Jorge Campos, tem uma tradição de goleiros baixos. Qual é a sua opinião sobre esse assunto?
O somatótipo vem mudando ao longo dos anos. Agora temos goleiros
Mexicanos acima de 1,90. Eu poderia dizer que no momento a média
Goleiro mexicano está com 1,86
Um título da CONCACAF não é fácil de ganhar. Como foi esse título importante e o desempenho do seu goleiro?
A igualdade e a evolução de todas as equipes tornam a conquista deste título muito competitiva e difícil. Vencemos as duas partidas pela margem mais estreita, mas merecidamente. Malagon foi decisivo em ações específicas.
Qual é o objetivo do seu departamento de goleiros com a seleção mexicana daqui para frente?
Desde o nosso legado, queríamos implementar um acompanhamento em conjunto com a federação de todos os goleiros que achamos que poderíamos selecionar. A ideia é fazer
videoconferências mensais com os goleiros e análise das partidas disputadas naquele mês.

Já conhecia nosso blog Voa Goleiro?
Sim, eu o conheço desde a época em que morei na Tailândia. Vale a pena reconhecer o bom trabalho que você faz acompanhando o mundo do treinamento de goleiros. Parabéns e incentivo você a continuar com esse projeto maravilhoso.
O que você pode dizer sobre os goleiros brasileiros?
Desde Valdir Peres e Gilmar, o Brasil não para de evoluir no mundo dos goleiros. Eu poderia te dizer que desde Taffarel, passando por Marcos, Dida, Julio Cesar, Alisson,
Ederson, provou ser um dos melhores goleiros do mundo. No momento,
Os goleiros brasileiros são muito requisitados pelos melhores clubes do mundo. PARABÉNS
Agradecemos a atenção do treinador Joseba, estendendo os votos de sucesso na sua temporada junto a seleção mexicana e desenvolvimento com o departamento de goleiros do mesmo.
Valdir Bardi - Treinador de goleiros AFC "B"Goalkeeper License.






Comentários